sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Escutas no Palácio de Belém




“O meu e-mail está sob escuta”

Entrevistas improváveis: Sr. Presidente, muito obrigado por nos ter concedido esta entrevista, dado que não aceitou falar com mais nenhum órgão de comunicação social sobre o assunto das escutas.

Presidente Cavaco: O vosso e-mail foi interceptado pelo Sr. Técnico Informático que veio verificar a vulnerabilidade dos sistemas informáticos de Belém. Depois comunicou ao Chefe da minha Casa Civil e ele informou-me da entrevista.

Ei: Quer dizer então que o sistema informático já funciona bem?

PC: Não. Continua vulnerável, se não não teria visto o vosso e-mail.

Ei: Mas isso não é o normal, um e-mail enviado ser posteriormente recepcionado?

PC: É? Eu penso que isso deverá ser um sinal de vulnerabilidade. Mas deverei consultar os técnicos a propósito, porque isso poderá significar que Belém é acessível pelo exterior.

Ei: Fica portanto mais descansado por uma empresa informática lhe dizer que um sistema é (quase) sempre permeável?

PC: Sim, sim, por isso lhes pago bastante. Mas se não tivessem conseguido apurar nada disso, já tinha dado ordens expressas para não lhes ser pago 1 cêntimo.

Ei: Aborrece-o, Sr. Presidente, que o PS tenha tido conhecimento de que pessoas da Casa Civil do Presidente tinham participado na elaboração do programa de governo do PSD?

PC: Muito! Isso significa que estou sob escuta…

Ei: Mas o Sr. Presidente tem conhecimento de que, no próprio site do PSD se encontrava publicitada tal informação…

PC: Aí reside o problema: como acederam esses canalhas ao site do PSD?! Só terá sido possível pela World Wide Web, de acordo com os meus consultores informáticos. Ora isso não é admissível num país que se quer democrático. Não podemos permitir que as pessoas acedam á informação de outras por caminhos desconhecidos!

Ei: Mas a WWW é o ciberespaço…

PC: Ouça, não me tentem de algum modo condicionar o pensamento. É evidente que eu sei que se comemoraram recentemente os 30 anos da ida do homem à Lua. E que, apesar das limitações orçamentais, o programa espacial da NASA, Europeu ou Asiático, prossegue. Mas não me quer convencer de que o PS também já está envolvido em viagens aeroespaciais… Não me façam rir!

Ei: O Sr. Presidente sente-se escutado?

PC: Sinto que o meu e-mail está sob escuta.

Ei: E o que pretende fazer, agora?

PC: Escutarei os líderes políticos dos partidos mais votados, com assento parlamentar, mas pessoalmente, em silêncio.

Ei: Em silêncio? E porquê?

PC: Porque pode ser que assim aprendam na mesma moeda. Eles falam e eu consigo escutar, como acontece comigo quando estou ao serão com a Maria e eles escutam tudo.

Sem comentários: